Tour Nova York Midtown

Curiosidades escondidas no Tour Nova York by Pri Borges – New York 

Saint Patrick Cathedral

THE PIG OF SAINT PATRICK’S

Passeando pela Quinta Avenida nos deparamos na altura da rua 50 com a belíssima Catedral Católica Saint Patrick.  O que poucos notam é uma figura diferente cravada em sua arquitetura. O porco é um demônio de pedra que se arrasta até a parede exterior da Lady Chapel nos fundos da catedral. É uma escultura que durante anos serviu como piada entre os sacerdotes que conseguem uma visão privilegiadaTour no centro de Manhattan do porco quando se encontram na casa paroquial. Só um detalhe, ninguém sabe explicar o porque dessa escultura na catedral.

 

Catedral St. Patrick: 5th Ave, New York

www.saintpatrickscathedral.org

 

MARILYN MONROE SUBWAY GRATE

O metrô passa, e o ar provocado pela velocidade do vagão levanta a saia de Marilyn Monroe criando uma cena que se não for o momento mais famoso do cinema com certeza está entre os melhores. Aconteceu na esquina da rua 52 com a avenida Lexington. A cena foi feita no dia 9 de Setembro de 1954 para a New York Cityestreia de Marilyn no cinema, seu primeiro papel foi no filme The Seven Year Itch com sua personagem intitulada apenas como The Girl.  Milhares de curiosos e fotografos acompanharam a gravação. Apesar de não existir uma marcação indicando o local da gravação dessa cena famosa muitas pessoas visitam a esquina e não resistem em imitar a atriz.

Where The Girl became The Legend

Lexington Ave and 52nd St., New York

 

SECTION OF THE BERLIN WALL

Quem pensaria que um pedaço do muro de Berlim estaria escondido em um pátio de um prédio de escritórios no centro de Manhattan? Com 12 toneladas, “The Piece” consiste em 5 blocos de concreto original do muro de Berlim exposto na rua 53 em Nova York. Hoje em Manhattan o muro além de expor seu graffite original com as manifestações da época, se incorpora a coffee shops e a office break space; diferente de sua localização original na Alemanha onde o muro foi um painel de expressões contra a política adotada na época estendendo-se por 45 km dividindo a Berlim em Ocidental e Oriental.

Wall em NY

Berlim

No início de 1980, o pintor Thierry Noir morava em um apartamento próximo ao Muro de Berlim e sentiu a necessidade de fazer algo contra este muro que criava tanto medo. Então, em 1984, Noir começou a pintar o Muro de Berlim, em um ato revolucionário: para pintá-lo, transformá-lo, para torná-lo ridículo, e para ajudar a destruí-lo. Com a ajuda de Christophe Bouchet , Kiddy Citny e outros, tornaram-se grafiteiros para transformar esse símbolo da Guerra Fria em desenhos animados coloridos. Em 6 anos, eles tinham pintado quase 5 quilômetros de parede.

Quando o Muro caiu em 09 de novembro de 1989 suas pinturas se tornaram um símbolo de liberdade em toda Alemanha. Pedaços da parede lentamente começou a ser retirado, peça por peça. Em 1990, as seções do Muro de Berlim com o trabalho de Noir foram vendidas em um leilão em Mônaco por cerca de US$ 1.500.000. Depois de anos de idas e vindas no tribunal, Noir recebeu alguns dos lucros.

Cinco peças foram compradas neste leilão pela empresa imobiliária Tishman Speyer e estão atualmente em permanente exibição na 520 Madison Avenue, New York City. Por coincidência, as seções são os exatos que Noir está pintando quando ele aparece no filme “Wim Wenders ” em Português ” Asas do Desejo “.

520 Madison ave, entrada pela rua 53