Musicais da Broadway

Por Marina Cruz Gontijo

Os shows musicais da Broadway são os mais badalados, com produções impecáveis e efeitos de arrepiar. Seus teatros tem capacidade para mais de 500 pessoas e as platéias ficam lotadas em todas as sessões. Os shows musicais da Broadway são sem dúvida uma das grandes atrações de Nova York.  São mais de 40 teatros espalhados pelo “Distrito Teatral”, localizado na Times Square.

Uma das melhores dicas de Nova York para aqueles que gostam de economizar e não se importam em enfrentar longas filas são os guinchês da TKTS, que oferecem ingressos para shows da Broadway com até 50% de desconto.Vale lembrar que os ingressos com descontos são aqueles que não foram vendidos até o dia do show – a disponibilidade pode ser limitada e o ingresso é valido somente no dia da compra para os shows da noite, ou para o dia seguinte no caso de matinées. Os guinchês ficam na Times Square – parece uma arquibancada vermelha bem no meio da rua. Uma taxa de $4 é cobrada por ingresso. São aceitos todos os tipos de pagamento; Visa, MasterCard, American Express e Discover e travelers checks. O horário de funcionamento é de Segunda à Domingo das 15:00h às 20:00h para sessões dos shows que começam a noite. Matinês, quarta e sábado das 10:00h às 14:00h e Domingo das 11:00h às 15:00h.

 

Teatros da Broadway

 

 

Entenda um pouco mais sobre cada um dos principais musicais da Broadway:

The Phanton of the Opera 

Sucesso de público e crítica desde 1988, conta a história de uma estranha criatura que vive nos salões da Ópera de Paris. Baseado na obra de Gaston Leroux, esse Musical é uma atração imperdível para os turistas que vem a Nova York pela primeira vez.

Clique no link a seguir para comprar ingressos para o musical Fantasma da Ópera.

The Lion King

A adaptação para o teatro do filme da Disney “O Rei Leão”, é a história de um jovem príncipe leão, Simba, vivendo nas savanas africanas e sua difícil trajetória para se tornar o rei da florestra. Vencedor do melhor musical em 1998, é um verdadeiro clássico musical da Broadway.

Clique no link a seguir para comprar ingressos para o musical do Rei Leão.

Mamma Mia

Do escritor Catherine Johnson, a história se passa em uma ilha ensolarada e paradisíaca da Grécia. Na véspera de seu casamento, Sophie quer descobrir a identidade de seu verdadeiro pai e traz 3 homens que visitaram a ilha pela última vez há vinte anos atrás. Baseado nas canções do ABBA, mais de 42 milhões de pessoas viram o show desde sua estréia em 1999. A adaptação para o cinema, estrelado por Meryl Streep, foi lançado em julho de 2008.

Clique no link a seguir para comprar ingressos para o musical Mamma Mia.

Chicago 

Ganhador de 6 prêmios Tony Awards, o Oscar do Teatro, Chicago é o musical mais aclamado pelo público. Envolvente e sedutor, esse musical conta a história da dona de casa, Roxie, que é capaz de tudo em busca de fama e fortuna. Com poucos efeitos, a maior atração fica por conta dos bailarinos com técnica apurada e corpos esculturais.

Clique no link a seguir para comprar ingressos para o musical Chicago.

Off -Broadway shows

Se você procura uma produção com estilo mais alternativo, os shows off-Broadway são uma boa dica de Nova York para aqueles que gostam de sair do circuito mais turístico. Os shows off-broadway acontecem em teatros menores com capacidade entre 100 e 499 pessoas. Confira a seguir os shows off-Broadway de maior sucesso:

Fuerza Bruta

Com produção visual e efeitos impressionantes, Fuerza Bruta fica ao lado da Union Square é um dos grandes sucessos dos shows off-Broadway. O cenário é composto por uma parede vertical de tecido technicolor posicionada acima do público. Os artistas fazem sua performance num mundo aquático com uma trilha sonora da qual o próprio público produz as batidas.

Stomp 

Há mais de dez anos em cartaz, Stomp cativa o público ao misturar dança e percurssão usando somente instrumentos não convencionais (caixinha de fósforo, panelas, baldes, lixos, jornais amassados, vassoura, etc) . É um show de pura energia em que os artistas falam com o público através de batidas, movimentos e sons. O teatro é localizado em East Village – não deixe de aproveitar para conhecer um dos bairros mais agitados da cidade, caminhando pela rua St.Marks na 9th street com a 2nd Avenue.

Blue Man Group

Silenciosos e misteriosos, 3 homens vestidos dos pés a cabeça de azul apresentam um show dinâmico que combina comédia, música e efeitos visuais em um clima de festa. Esse espetáculo é um dos mais populares espetáculos off-Broadway e certamente será uma experiência teatral diferente para os que não ainda não o conhecem.

Os brasileiros que não se interessam muito por musicais podem conferir as apresentações do Lincoln Center, Carnigie Hall e Radio City Hall. Nesses três teatros é possível encontrar apresentações de Óperas, Orquestras, e Ballet da melhor qualidade. Nomes como Tony Bennett, Michael Bublée, Gal Costa e Milton Nascimento já se apresentaram no palco do Carnigie Hall. Vale a pena fazer uma visita mesmo que seja só pra para tirar fotos da linda arquitetura do teatro que fica aberto para visitação durante o dia. Para os interessados em Óperas, Concertos e Ballet, aqui fica a dica para sua próxima viagem à Nova York.

Lincoln Center 

www.nyphil.org
www.new.lincolncenter.org
www.nycballet.com

Carnigie Hall

www.carnegiehall.org

Radio City Hall New York 

www.musichall-ny.com