Dicas de passeios em Nova York por GUIA RAY – Walking tour no Central Park

Dakota - John LennonPor Guia Ray

O Central Park, parque mais famoso de Nova York e talvés até dos EUA, é considerado o pulmão da Ilha de Manhattan e ocupa uma área de 3.4 km2 dentro dos 59 km2 da cidade. Projetado pelo escritor e paisagista Frederick L. Olmsted e pelo arquiteto inglês Calvert Vaux em 1858 o Central Park costuma ser pouco explorado pelos brasileiros que visitam Nova York porém é bastante frequentado por moradores de Manhattan e também dos outros distritos de NY como um ponto de lazer para as famílias, esportistas, artistas e turistas como passeio em Nova York. Abaixo listo os 5 locais no Central Park que na minha opinião o turista não pode deixar de visitar:

Central Park City Tour 1. A Pedra – Green Gap Arch: Usando a entrada da Quinta Avenida com a rua 60 subindo ao norte 200 metros (sentido contrário das carroças) você encontra a sua esquerda a rocha vulcânica exposta, a chamada Xisto de Manhattan. Dezenas de filmes destacam este ponto no park pelo visual dos aranha-céus e o lago usado para as cenas do filme Esqueceram de Mim 2.

2. Sheep Medows: Usando a mesma rota das carroças subindo norte poderão conhecer a antiga area de pasto onde nova iorquinos adoram tomar banho de sol desde a inauguração do parque. Sinta-se a vontade para sentar e curtir um pouco a paissagem e refletir.

3. Fonte Bethesda Terrace: A rota para a fonte é encantadora, começando pelo Literary Walk (conhecido também como corredor de Paris). Logo na entrada os turistas serão recebidos pelos monumentos de Christopher Columbus e William Shakespeare, e seguindo o corredor irão passar pelas mais altas Elm’s (Ulmeiros) do norte das Américas. Chegando ao final estarão já na entrada da Fonte onde se encontra o anjo da purificação da água – esta fonte foi constuída em comemoração ao término do Arquioduto Croton, o monumento refere-se a uma passagem da bíblia no novo testamento (João 5-1 a 18). É um ponto do parque muito usado como cenário para vários episódios da série GOSSIP GIRLS.

mall-l

4. Strawberry Fields: Seguindo oeste encontramos o memorial dedicado a John Lennon onde está o famoso mossáico no estilo Português com a palavra IMAGINE. Todo 8 de Dezembro, aniversário da morte do cantor, os fans se reunem no local com violão e com o “caximbo da PAZ” para celebrar a vida do artista cantando suas canções.

5. Dakota Building: Este patrimônio histórico foi a morada de John Lennon e foi na entrada da edifício que em 8 de Dezembro de 1980 ele foi assassinado com um tiro por um fã lunático que tinha acabado de receber um autógrafo do artista. O edifício Dakota foi construído em 1884 e projetado pelo arquiteto Henry J. Hardenbergh, que também projetou o Plaza Hotel, e foi cenário do famoso filme de terror O Bebê de Rosemary.

 

Faça um tour em Nova York com um Guia licenciado pelo New York City Department of Consumer Affairs: GuiaRay.com

Speak Your Mind

*